Vamos fazer um Clube do Livro?

 

Você já parou para pensar quantos livros lê por ano? Depois de tanta gente me questionar, resolvi fazer as contas. No meu caso, são muitos.

Minha história com a leitura começou quando era pequena. Sempre gostei de virar páginas. Lembro até hoje do livro de um ratinho que se sujava de tinta que eu tinha quando era criança. Não havia uma palavra nele, mas o amava como se fosse minha enciclopédia — tanto que a recordação ficou comigo.

Conforme os anos foram passando, a quantidade de livros na minha prateleira só aumentou. A certa altura, minha mãe transformou meu quarto de brincar em uma biblioteca: ou bem eu morava no meu quarto oficial, ou bem moravam minhas obras.

Você deve estar pensando: “Ainda bem que surgiram os e-readers”. Ainda bem mesmo! Tenho certeza que sou uma das pessoas que garante, quase todos os dias, que a riqueza da Amazon nunca acabe. Mas até isso eu acumulo: tenho dois!

Em 2016, comecei na COSMOPOLITAN o #ClubeDoLivroCOSMO. Toda semana fazia o review de um livro no site e um post sobre ele nas redes sociais. Mas o sucesso foi tanto que escalonou. Comecei a fazer o mesmo para a revista e, junto com um grupo de leitoras discutia um livro por mês. Nesses dois anos em que a coluna existiu, foram 112 indicações digitais e 10 impressas.

Foi só em 2017 que decidi contar quantos livros lia por ano. Criei um documento no meu celular e anotava, separando por mês, o nome da obra do autor daquilo que tinha acabado de ler. Logo de cara a conta final foi 189. Em 2018 ainda estamos mantendo essa contabilidade.

Por isso decidi criar um canto só meu para falar de uma das coisas que mais amo: livros. Vem comigo que indicações para sua leitura de cabeceira nunca irão faltar.