Aprenda a ver os dois lados da história com “O Perigo de uma História Única”

A autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie tem um nome conhecidíssimo. Dona do título “Sejamos Todos Feministas” ela, sem dúvida nenhuma, merece ser lida e ter lugar garantido na sua estante.

Minha indicação dela hoje é “O Perigo da História Única”, que é uma adaptação de sua apresentação no TED Talk, em 2009, que teve mais de 18 milhões de visualizações na plataforma, se tornando um dos vídeos mais vistos. Nesse livro, Chimamanda reforça que todas as histórias têm dois lados, mas que geralmente ficamos impactados com a primeira visão que construímos de algo, a ponto de tratar com arrogância um assunto o qual conhecemos poucos.
o perigo de uma historia unica
Ela narra situações do cotidiano para exemplificar essas tais histórias únicas. Como achava que a família do menino que trabalhava em sua casa não fazia nada, era apenas pobre. Como sua colega de quarto da universidade dos Estados Unidos ficou impressionada com a qualidade do inglês já que ela era nigeriana e como seu professor achou que uma de suas histórias não era africana suficiente, mesmo sendo um homem branco americano e ela, a narradora, uma mulher africana.
Conforme ela exemplifica, nós não podemos não notar como carregamos conosco muito dessa impressão primeira e única das histórias. É quase inevitável. O desafio é saber quebrar esses preconceitos e entender que o mundo é muito mais do que o nosso conhecimento sobre ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s