“Reportagens”, de Joe Sacco, é um quadrinho sobre as dores e problemas do Oriente Médio

em

A gente sabe que o Brasil tem muitos problemas. A gente sabe que tem gente sem saneamento básico, sem luz, passando fome, sem educação, sem ter onde morar… Nossas mídias nos mostram diariamente as mazelas que temos em nossa própria terra. Só que esse mundo é gigante e tem muitos lugares por aí que também vivem situações terríveis.

Eu não sei vocês, mas sofro lendo algumas histórias. Sofro mesmo. É uma sensação de impotência de não poder ajudar e não conseguir fazer nada para reverter certas situações… Esse é um pouco do sentimento que o HQ “Reportagens”, do repórter e cartunista Joe Sacco desperta em mim.

reportagens joe sacco

Ele tenta narrar de uma maneira mais dinâmica tudo o que está acontecendo no território palestino, no Iraque, em guerras da região. Ele transformou suas próprias experiências em histórias em quadrinhos para mostrar o sofrimento daquele povo.

Eu, como jornalista, achei um formato genial de contar história. Eu leria grandes reportagens sobre o assunto, claro, mas é, de fato, mais fácil e mais lúdico (não sei nem se essa é a palavra certa) ver tudo o que ocorre do outro lado do oceano desenhado para os nossos olhos.

É um livro que é duro, mas necessário. Informação é poder. Saber o que está acontecendo (no Brasil ou fora daqui) já é um primeiro passo para, talvez, quem sabe, ter ideias de soluções.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s