Falta de ar, dor no peito, desespero, medo sem controle, sensação de morte… Ter uma crise de ansiedade não é fácil. É doloroso. Pior ainda é imaginar que pode viver aquela situação mais uma vez. Por isso é sempre bom ter ajudas para aliviar a tensão.
Sou bastante ansiosa, já tive várias crises e sei bem como é o pânico de pensar: “Não é possível que eu vou passar por tudo isso de novo”. Quando me vi em uma situação que achava sem saída, procurei ajuda, o que foi muito importante, mas ajuda sempre é bem-vinda. Ao ver o livro “Diário pra Ansiosos” comecei a ler na hora.
Além de ser um livro de apoio, ele é também uma obra interativa, que você pode extravasar. Passa por desde identificar o que te faz ter crise, por exercícios, ajuda a identificar os tipos de estresse, dá dicas para lidar com o pânico, tem espaço para você escrever as coisas do seu dia, fala sobre terapia… A sensação é que ele te ajuda a ter um outro foco em meio ao turbilhão de emoções que é ser ansioso.
É sempre bom lembrar que ansiedade é uma doença muito séria e que requer tratamento médico. Se você se sente assim, procure um especialista, vá ao psicólogo, a um psiquiatra, comece a fazer terapia… Não deixe que a vergonha e o preconceito com os “títulos” desses médicos impeça que você peça ajuda.
Eu pedi quando precisei e com eles comecei a entender e dar perspectiva as minhas sensações. Tem dias que ainda não são bons, às vezes a crise volta. E tudo bem. O importante é a gente sempre caminhar na direção certa. .