“A Sutil Arte de Ligar o Foda-se” é um livro de autoajuda nada sutil

em

Nunca gostei de livros de autoajuda. Eu os leio, às vezes, principalmente se estão bombando na lista dos mais vendidos. Sou curiosa, quero saber o que está fascinando as pessoas. Mas confesso que enquanto algumas coisas realmente são muito legais, o resto é uma grande repetição do mesmo: a busca incansável da felicidade.

Acredito que a felicidade é composta de momentos. Fico feliz em ver meu namorado aos sábados, quando termino as tarefas da minha lista do dia, quando meu time ganha, quando faço uma viagem… Mas não sou feliz o tempo todo. E imagino que ninguém seja. A gente está de boas com a vida, mas não em êxtase em todos os momentos.

A “Sutil Arte de Ligar o Foda-se”, apesar do autor negar, segue de certa forma o mesmo princípio dos livros tradicionais de autoajuda. A diferença são as dicas. Mark Manson tá muito mais para o sincericidio do que para uma coleção de palavras bonitas que nos dizem que tudo vai ficar bem.
É meio que um balde água fria na nossa cara com posições mais ou menos assim: “Ah, você quer que a sua vida mude? Então não adianta ficar repetindo mantras, você tem que assumir responsabilidades”. E não é que ele está errado (ou completamente certo), mas é, sim, um jeito duro de pensar mudanças.

a-sutil-arte-de-ligar-o-fodase

Ele levanta a arrogância, a maneira como a educação dos jovens mudou, como usamos a desculpa de “não tinha nada que eu pudesse fazer” para justificar o comodismo. E, às vezes, faz sentido. Outras, não. Cada um se identifica com algo de uma forma. Mas tudo é dito de maneira bem direta e sincera.

Se você gosta de ler livros de autoajuda para ter um quentinho no coração, é melhor pular essa leitura. Já, se curte pessoas honestas (às vezes, até demais!), pode comprar o seu exemplar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s