Qual seu livro clássico preferido? “O Morro dos Ventos Uivantes” é um da literatura inglesa escrito por Emily Brontë – inclusive é o único livro da autora. Na história, um jovem que foi encontrado abandonado nas ruas de Liverpool é adotado pela família Earnshaw. E não só isso: ele é até batizado, pois não tinha nome. Heathcliff passa a viver em uma casa que, como diz o nome do livro, chama-se Morro dos Ventos Uivantes, e tem um amor proibido.
Essa trama é muito intensa, sombria e, por incrível que pareça ganhou destaque na saga Crepúsculo, por ser o livro preferido de Bella Swan. Tanto que, com o sucesso da obra na época, as vendas de O Morro dos Ventos Uivantes disparou. O que eu, particularmente, acho ótimo.
Estou aqui falando sobre clássicos estrangeiros, quando no Brasil também temos vários. Um dos meus preferidos é “O Cortiço”, do Aluísio Azevedo. A Editora Todavia lançou no ano passado uma versão com uma capa atualizada que é linda para deixar na estante. Amo também Ana Terra, de Érico Veríssimo.
Qual o seu clássico preferido?