Você se lembra como era a cozinha da sua vó? E o cheiro que ela tinha? Lembra das receitas que se deliciava na infância quando sua única preocupação era organizar a próxima brincadeira com os amigos durante as férias de verão? Os sabores e os amoras têm esse poder: de fazer você se recordar de momentos marcantes que você já viver. E é isso que o livro da coluna dessa semana mostra.
Em Cozinha de Vó – Histórias e receitas que trazem de volta o sabor da cozinha afetiva, de Mariana Weber, a autora mergulha nos livros de receita antigos da família e descobre verdadeiras joias: instruções que trazem de volta aquele sabor da infância.
Ela até encontra algumas dificuldades em achar os ingredientes certos. Hoje em dia a gente já não usa mais banha como uma de suas tias faziam, mas com um pouco de improviso, pode dar certo. Por isso, cada receita ainda vem seguida de comentários — como o pudim, que ela faz uma lista de 9 coisas que aprendeu ao tentar fazê-lo.
Avós não são todas iguais, mas elas têm suas semelhanças. Algumas dessas viagens vão fazê-la voltar no tempo e te dar água na boca.