Duas informações importantes para justificar esse livro: hoje (8/12) é aniversário da Avenida Paulista, que completa 127 anos. Além disso, a Editora Todavia está fazendo em seu site um bazar até o dia 10/12. Vale a pena conferir e já garantir os presentes de Natal.
Dito isso, não quero dar spoiler, juro que vou me esforçar. Mas esse quadrinho está desafiando a minha capacidade de escrever sem começar comentando o final de tão surpreendida que fique. Sem Dó, da Luli Penna, conta a história de um casal que se conhece pelas ruas de São Paulo e se apaixona.
Diferente dos outros HQ que já falei por aqui, este tem uma pegada diferente: tanto no estilo de ilustração quanto na narração. Existem pouquíssimas falas entre os personagens. Você acompanha e entende o que está acontecendo na vida deles com a ajuda dos desenhos mesmo.
De qualquer forma, a trama narra o amor repentino entre Sebastião e Lola. Os desenhos me dão a sensação de que a história acontece na década de 20 (posso estar errada). O pai de Lola já tinha o marido perfeito para ela, mas ao cruzar com um desconhecido na rua, uma faísca acendeu e algo entre eles aconteceu. Contudo, o relacionamento é mantido em segredo
O final é tão surpreendente, tão surpreendente, que eu tive que voltar e ler mais duas vezes para ver se eu estava entendendo certo. Tem uma pegada meio Shakespeare, sabe?
Pronto, já falei demais. Agora vale a pena você correr atrás desse quadrinho e acrescentá-lo a sua coleção.