J. K. Rowling não escreveu apenas os oito livros que contam a história de Harry Potter. Ela foi além. Pensou também em contar aos seus fãs o que aconteceu no universo do bruxo mesmo quando ele não está envolvido na trama. Histórias de Hogwarts: Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos, por exemplo, é um deles.
Bem curtinho, essa obra conta a história de vida de quatro professores de Hogwarts: Minerva McGonagall, Remus Lupin, Sybill Trelawney e Silvanus Kettelburn. Os dois primeiros são peças fundamentais na histórias. Já os últimos, fazem parte da trama de uma maneira mais leve, mas que nos dá a sensação de mundo mágico.
Ao contar a história de Minerva e Lupin, por exemplo, J. K. Rowling apresenta o relacionamento dos pais dos personagens, nos leva de volta a sua infância e aos problemas que enfrentaram em sua vida. Cenas que não conseguimos ver quando o foco está apenas em Harry. É uma oportunidade de conhecer a mãe bruxa de Minerva, o lobisomem que faz com que Lupin se transformasse um, a vida amorosa de ambos… É bem divertido!
O mesmo acontece com a professora de Adivinhação (lembra que Hermione odiava suas aulas?) Sybill e o professor de Trato de Criaturas Mágicas Silvanus, mas de uma maneira bem mais superficial.
Outra coisa que descobrirmos desse livro é a visão que J. K. Rowling tem de seus próprios personagens. Tem textos em primeira pessoa sobre eles — a inglesa até confessa que chorou ao relembrar a morte de Lupin. Isso sem falar nas explicações sobre o que é ser um Animago (vamos precisar ter isso em mente para o próximo filme de Animais Fantásticos, mesmo com a explicação de que a Nagini se transforma em cobra por um outro motivo) e sobre a difícil vida de um Lobisomem