Se você é fã de Harry Potter assim como eu, sabe que quadribol é parte fundamental (e muito amada) do mundo bruxo. O esporte que nos é apresentado no primeiro livro, quando Harry se torta apanhador logo em seu primeiro ano de Hogwarts, ganhou um espaço também no coração de quem é fascinado por essa atividade mágica.
Por isso, o próprio Alvo Dumbledore resolveu abrir a história para nós, trouxas, no livro Quadribol Através dos Séculos. A obra bem curtinha, com apenas 63 páginas, volta no tempo para nos apresentar como surgiu esse ‘futebol voador” do mundo bruxo — na minha edição, que é de 2001, na primeira página ainda há o nome de alunos que pegaram o exemplar na biblioteca.
Assim como o nome já diz, esse livro é uma enciclopédia do quadribol: narra desde a evolução das vassouras no mundo bruxo, aos tipos de partidas antigas que eram praticadas, até o acréscimo das bolas e modernização do esporte. Há também uma parte onde você aprende as regras, os times, o nome das posições do jogadores e afins.
Lembra da Copa do Mundo de Quadribol que a gente lê sobre em Harry Potter e o Cálice de Fogo? Após esse livro, vale reler a obra da série para entender melhor a torcida.