Série inspirada em A Amiga Genial estreia em novembro na HBO

A série Napolitana, escrita pela autora italiana Elena Ferrante, caiu no gosto da galera. Pode perguntar alto aí no escritório se tem alguém lendo A Amiga Genial. Aposto que pelo menos uma pessoa vai dizer que sim. Até o final do mês, irá estrear na HBO a série inspirada na história dessas duas amigas.  O que eu não entendi muito bem é porque que tem tanta gente apaixonada pela história.

A obra conta a vida de Elena e Lila desde a infância até a adolescência. A ideia de voltar no tempo e escrever tudo o que lembrava da convivência com a amiga veio de Elena, após Lila desaparecer no mundo sem deixar nenhum rastro. Criar um diário de memórias era como uma vingança pelo sumiço repentino da colega que sempre foi próxima a ela.

amiga genial

Verdade seja dita: Elena, a autora não a personagem, sabe escrever muito bem. E mesmo contanto sobre as descobertas escolares, afazeres domésticos e vida cotidiana de um bairro humilde em Nápoles, ela prende sua atenção. Do nada, você quer saber como o marceneiro, sapateiro, verdureiro e afins, estão atrelados a amizade de duas meninas que são tão diferentes.

O que me incomodou foi que se passam as páginas, os dias, os meses e os anos e nada muda. Não tem nenhum acontecimento marcante que te deixe com uma vontade louca de devorar a obra até o fim para saber onde ela vai chegar. Claro que existem alguns fatos que despertam um “oh!!!” aqui e ali, mas nada de se perder o fôlego e pensar: “não acredito”.

Mesmo assim, não desaconselho você a começar esse livro. Cada história toca as pessoas de uma maneira diferente e, se tiver a companhia de uma amiga no decorrer da trama, melhor ainda. Assim vão pelo menos poder discutir os fatos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s