Vai construindo esse cenário na sua cabeça: você vai a uma festa, conhece um cara, descobre que ele é bem interessante e que têm muitas coisas em comum. Passam poucos dias e panz: estão disputando a mesma vaga dentro da empresa. Esse é, basicamente, o enredo do livro de Christina Lauren, Amor & Ódio Irresistíveis.
Esse cenário que narrei já seria ruim para qualquer relacionamento dar certo — se não, impossível. Agora (sim, tudo pode ficar pior) acrescente uma grande dose de machismo e terá o panorama completo. Carter e Evie trabalham na mesma empresa, mas o chefe de ambos avisou que não dará para manter os dois a longo prazo. Mesmo Evie tendo anos de firma e Carter sendo o novato, a preferência é dele desde o minuto um. Não tem nada a ver com desempenho a escolha. E sim, com gênero.
Além de ser uma história engraçada e romântica, como todas escritas por Christina Lauren, esse livro ainda nos faz abrir os olhos de como a descriminação com a mulher no mercado de trabalho ainda é muito forte e viva mesmo em 2018.
E sabe que a lição que a gente tira? Abaixar a cabeça? Nunca! Temos sempre que continuar a lutar pelos nossos objetivos e direitos, mesmo que o cenário seja o mais adverso possível.