Sempre que viajo tento visitar livrarias. Tanto porque amo livros quanto porque gosto de saber o que está bombando em outros países e culturas. Mas em uma viagem para Nova York fui surpreendida por um novo conceito: encontro às cegas com livros.
Na livraria Barnes & Noble (existem várias espalhadas pela cidade), encontrei uma cesta com várias obras encapadas e um papel pardo. Não entendi muito bem e fui olhar de perto. Junto com as obras, tinha uma placa: “Blind date with a Book”, em português, encontro às cegas com um livro. E foi só aí que entendi o que estava acontecendo.
Nesse formato de compra, você não sabe o que vai levar para casa. Isso mesmo! Dá apenas para escolher o gênero e, ver pela descrição do papel, um pouquinho do que você encontrará na história. Por falha minha, não anotei o preço, mas se não estou enganada, girava em torno de 10 dólares.
Ano passado, a Saraiva fez uma ação bem parecida aqui no Brasil. Algumas lojas selecionadas tinham os livros embrulhados em papel pardo e você os comprava sem saber exatamente o que levaria para casa.
Acho uma proposta superinteressante e desafiadora, que faz com que você consiga ler um gênero que curte, mas um tanto fora da zona de conforto, já que as chances de comprar um autor que nem conhece é grande. E aí, teria coragem?