A gente conhece as histórias mais famosas de Jane Austen como ninguém. Amamos o Sr. Darcy e rimos com Emma, mas algumas tramas não se tornaram tão populares com o público — o que não faz delas menos importante ao conjunto da obra da autora inglesa. O livro Lady Susan, por exemplo, nunca foi escolhido para ser publicado pela própria Jane. Só que com sua descoberta, 50 anos após a morte da autora, a história foi divulgada.
Como o nome já diz, o livro conta a história de Lady Susan. Uma mulher manipuladora, argilosa e que quer transformar todas as situações para que sejam favoráveis a si mesma. Em uma grande troca de cartas entre ela e sua melhor amiga, descobrimos suas verdadeiras intenções e planos para aqueles que a cercam.
Sim, ler Lady Susan é quase como mergulhar em uma caixa de cartas antigas das nossas avós – na verdade, há bem mais tempo que isso. E é na troca de correspondência que descobrimos tudo o que acontece em vários ângulos dessa história.
No fim das contas, fiquei pensando que já existia um problema com a sistehood desde 1874, porque é um tal de uma mulher falar mal da outra nessa história… Dito isso, mulheres, vamos nos apoiar nesse 2018 que a gente ganha mais!