Não sou uma pessoa muito emotiva. Raramente choro com filmes. Em compensação, não me aguento com programas de talento. Voltando ao foco inicial, é raro eu derrubar lágrimas por algo que li ou assisti. Mas, só precisei chegar a página três do livro Plano B: Como Encarar Adversidades, Desenvolver Resiliência e Encontrar Felicidade, da Sheryl Sandberg, para ter lágrimas caindo no rosto.
Sheryl, uma das executivas mais importantes do Facebook, já tinha escrito outros livros antes, mas esse era diferente. Ela tomou a iniciativa para falar sobre luto. Dave, marido de Sheryl, morreu de repente durante uma viagem do casal. E essa perda a fez colocar a vida em perspectiva.
A cada descrição do que ela está passando é como se a gente conseguisse sentir o mesmo sofrimento e dor. Com a ajuda de Adam Grant, um psicólogo, ela levanta estudos e maneiras usadas pela ciência para superar momentos traumáticos, mas sem cravar certezas e fórmulas mirabolantes. Como ela mesma diz: cada caso é um caso e cada um sofre de uma forma diferente.
Mesmo que não esteja passando por uma situação de luto, dá pra adaptar as dicas para várias áreas da vida. É válido, inspirador e tocante.