Fato sobre mim: eu amo esportes. Mesmo! Se tiver bola então, assisto qualquer um. Minha TV fica alternando entre canais com séries policiais, programas de decoração e jogos. Sempre fui fanática pelo nosso futebol, mas a paixão pelo americano surgiu há cerca de três ou quatro anos. Quando entendi mais ou menos as regras do jogo lááá atrás, nunca mais parei de assistir. Inclusive, já fui até ver um jogo ao vivo no estádio em Nova York.
O livro Touchdown! 100 histórias divertidas, curiosas e inusitadas do futebol americano, foi escrito por Paulo Mancha, um dos comentarias da ESPN aqui no Brasil. Nele ele juntou, assim como diz o título, 100 pequenas histórias sobre esse esporte desde seus primórdios até os dias de hoje. Além de incluir um glossário básico para quem quer começar a curtir e uma explicação sobre como funciona o jogo.
Você vai descobrir que tem brasileiro em campo lá nos Estados Unidos (hoje o Cairo Santos joga pelos Jets), ver como New England Patriots (time do Tom Brady, marido da Gisele) ganhou o Super Bowl em 2014 — e como o Seattle Seahawks perdeu a chance de virar o jogo com uma jogada equivocada, aprender o motivo pelo qual a decisão de 1958 ficou conhecida como “O maior jogo de todos os tempos” e ver que, com o passar dos anos, o esporte mudou.
É muito legal ler sobre um esporte que você gosta. Sabe aquela vontade de saber mais, e mais e mais? É o que e senti lendo esse livro. E, se você ficou interessada em assistir um pouquinho de NFL depois dessa leitura, atenção: a pré-temporada já começou. O kickoff oficial rola dia 6 de setembro.