Quando eu decidi que queria fazer faculdade de jornalismo, uma das minhas grandes ambições era ser correspondente internacional. Queria mesmo era aparecer no jornal direto de Nova York, dando as notícias quentes do momento. Ainda adoraria viver essa experiência, mas hoje sou apaixonada pelo jornalismo feminino. E por que todo esse discurso, Rafaela? Para apresentar o livro Laowai, de Sônia Bridi. O título significa “estrangeiro” em chinês.
Gosto tanto dele que fica até difícil defini-lo de uma maneira linear, sabe? É um diário de viagem, com um guia de turismo, misturado com um mix de curiosidades sobre a cultura da China. A jornalista foi para lá com o filho de três e seu marido em 2005, e documentou todos os momentos que viveram no oriente.
Tem trechos falando do choque dos orientais com a aparência dos ocidentais, experiências do cotidiano chinês e até um momento em que seu filho já entendia o idioma enquanto eles precisavam da ajuda de uma interprete.
Sério, dá vontade de embarcar em um avião e conhecer o país. Se está pensando em tirar férias para um lugar que poucos amigos conhecem, vale a pena se jogar nesse livro.